Segundo o artigo the wall street journal sobre a experiência de advogados especializados em divórcio, 80% dos casos recentes são decorrentes de problemas que começaram online, incluindo troca de e-mails, mensagens de texto e contatos frequentes via Facebook, whatasapp entre outras redes sociais.

Será que a nossa região é uma exceção?

Olhando para o nosso contexto, uma vez que se nota o uso das redes socias em quase 70% das pessoas, acredita-se que as redes sociais têm um potencial de impactar de forma negativa os relacionamentos, mas não que seja a causa direta da destruição de um relacionamento. Portanto, acredita-se que a forma com que essas pessoas fazem o uso dessas redes sociais é que poderia afectar negativamente as relações ao ponto de destrui-las.

De que forma as redes socias podem destruir os nossos, relacionamentos?


Venha comigo que lhe conto detalhadamente!

Abaixo estão as formas pelas quais as redes sociais podem destruir os nossos relacionamentos:

ü  Contínua comparação;

ü  Ausência de privacidade;

ü  Traição emocional;

ü  Compulsão das redes sociais/ nomofobia e;

ü  Conflitos e mal-entendidos.

Contínua comparação: as redes sociais podem fazer com que as pessoas constantemente comparem as suas vidas amorosas com as vidas alheias, o que de certa forma pode proporcionar um desequilíbrio sentimental, visão equivocada do parceiro assim como descritibilidade da anterior expressão especial que o parceiro detinha. Também gera sentimentos de insatisfação e inveja, afetando a autoestima e o relacionamento.

Ausência de privacidade: ocorre quando uma das partes não conseguem ter respeito a privacidade do seu parceiro/a, levando-os a bisbilhotar os seus dispositivos na tentativa de poder comprovar as intuições. Isso muitas das vezes, leva a suspeitas e falsas evidencias ou verdadeiras que podem abalar ou destruir o relacionamento por completo. Portanto, é importante definir limites e respeitar a privacidade mutuamente.

Traição emocional: pelo facto das redes sociais permitirem que as pessoas se mantenham em constante interação com as de mais, facilita a construção de relacionamentos emocionais extra. Por sua vez, essa interação pode desencadear troca de mensagens privadas, flertes ou trocas de elogios que podem minar a confiança e a fidelidade.

Compulsão das redes sociais/ nomofobia: o uso compulsivo das redes socias ou constante uso do celular pode desencadear um afastamento dos parceiros, uma vez que poderiam muito bem usar aquele tempo para cuidar um do outro ao envés de permanecer em redes sociais. isso pode criar uma desconexão emocional e afetar a qualidade da comunicação e do relacionamento.

Conflitos e mal-entendidos: Comentários mal interpretados, postagens provocativas ou exposição pública de conflitos podem criar tensões e ressentimentos entre os parceiros. Portanto, é importante comunicar-se abertamente e resolver problemas diretamente, em vez de envolvê-los nas redes sociais.

É necessário nos atentarmos a esses aspectos se bem preferirmos que os nossos relacionamentos sejam duradouros e que não se destrua por conta do mau uso das redes sociais, pois as redes sociais podem sim ser um risco à relação, porém se mal-usada.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Recent Post