Dia 11 março de 2023, a cidade de Quelimane sofreu com o problema do Ciclone Freddy que causou muitos estragos e deixou milhares de familias sem um teto para viver, sem o que comer e nem onde dormir. para além dessas necessidades de base, essas pessoas enfrentavam sérios problemas de segurança no que diz respeito as suas vidas uma vez que teriam que passar a viver por um tempo nas Escolas que estivessem em condicões à meio ao ocorrido. Contudo, na mesma situação a qual as pessoas se encontravam, mesmo recebendo uma ajuda aqui e a outra ali, foram pegos de surpresa pelo surto da colera, que vem dizimando muitas pessoas de forma incontrolavel desde crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos.
Todavia, o problema do cilone passou, mas a cólera prevalece e notasse que a falta de água é o problema actual mais assustador e trêmulo que as pessoas dessa cidade estão a enfrentar.
Sabemos nós que a água é um recurso necessário para a vida humana, até para quem não possui faculdades suficientes sabe que a água é a necessidade de base. Todavia, notasse que a falta desse recurso tem sido a maior alavanca para casos epidemiológicos e as pessoas têm de percorrer fortes distâncias para poder conseguir esse precioso líquido.
Com a escassez de água, algumas pessoas vão comparando água mineral mas que por sua vez, pouco está acessível para alguns. Os preços subiram, pouco tem nas lojas e bancas locais o que não é bom para as pessoas dessa região.
Apesar das pessoas passarem por uma fase tão difícil, ainda existem empresas de boa fé, a titulo de exemplo A NATHOOBHAI que vem ajudando as pessoas fornecendo água potável das 4h as 20h.
Contudo, espera-se que tudo melhore e as pessoas venham tendo a acessibilidade que tinham para satisfazer essa necessidadeb de base com abundância o mais breve possível.


Enviar um comentário